São Francisco - Comerciantes estão revoltados com taxa cobrada no Vale Alimentação da Prefeitura

Gerson e Romário Bernardo
Comerciantes de São Francisco de Itabapoana estão revoltados com a alta taxa de desconto cobrada pela empresa que administra a conta do Vale Alimentação da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana.

Recentemente a prefeitura fez uma licitação contratando uma nova empresa para administrar os cartões alimentação de 1.387 funcionários, no valor unitário de R$ 185 reais por mês. O problema é que a nova empresa está descontando do comerciante 8% sobre o valor da compra, enquanto que a empresa anterior cobrava 4%.
 
Em São João da Barra só é permitido a cobrança de , no máximo, 3%
O presidente do CDL-Clube de Dirigentes Lojistas- em São Francisco, Gerson Wellinghton, procurou a nossa reportagem para falar sobre o impasse e disse que a contratação dessa nova empresa pela prefeitura está deixando todo o comércio revoltado. “O comerciante está sendo prejudicado, pois essa mesma empresa cobra 2.5% em Vitória, no Espírito Santo e em São João da Barra só admite um máximo de 3%, porque só São Francisco tem que pagar 8%”, questiona Gerson que estava de posse do edital (Disponível em anexo) da prefeitura de São João da Barra que só permite a cobrança de até 3% sobre o valor de venda para o servidor. 


Gerson informou que já apesentou o problema ao Secretário Municipal de Fazenda e solicitou uma   reunião entre CDL, comerciantes e a Prefeita Francimara para discutir o assunto. “A prefeita deve tomar conhecimento desse fato e tenho certeza que irá compreender a situação, por isso estamos aguardando a agenda o mais rápido possível. Já conversamos com o Secretário Municipal de Fazenda, Fredy Beshara que nos prometeu levar a questão até a prefeita. O problema é que o tempo tá passando e se faz necessário uma solução” disse Wellinghton. 


Gerson acrescentou que nenhum comerciante aceitou aderir ao cartão com esse percentual e que o sindicato está junto com o CDL. “A Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de São Francisco, Sra.  Elida, está tentando junto com a gente  a reunião com a Prefeita, pois todas as empresas associadas e que trabalharam com o Cartão anterior UNASP, não estão aceitando o atual cartão LE CARD,  por causa do percentual abusivo para o comércio,” , informou Gerson.  Ele acrescentou ainda que permanecendo esse percentual o prejuízo será grande. “ Os Servidores comprarão menos, pois o valor de compra ficará 4% a mais e a população também será penalizada uma vez que o comércio não poderá trabalhar com dois preços, sendo assim inflacionando a todos, simplesmente por quê o Cartão ganhou a licitação com esse percentual” ,finalizou Gerson. 


Posicionamento do comerciante

Inconformado com tal medida, o empresário Romário Bernardo, proprietário do Supermercado Dujuca foi ouvido por nossa reportagem e disse que esse percentual é impraticável. “Analisa comigo. O lucro médio do açúcar e de 6%, coca cola 5%, cereais na média tem margem média de 5 a 8%, como que vamos ter que repassar para a empresa 8% do nosso lucro se em muitos casos não temos essa margem”, questiona Romário. “Nós queremos que a prefeita reveja isso imediatamente cancelando o contrato com essa empresa ou revendo os percentuais dentro da realidade”, questiona. 


Bernardo disse ainda que a empresa de Cartão, como forma de pressionar os demais comerciantes a aderirem ao cartão, liberou para apenas um comércio a venda com percentual abaixo dos 8%. “ Apenas um comércio da cidade está aceitando o cartão. A empresa está “bancando” por 2 meses esse comércio como forma de pressionar os demais comerciantes a aceitarem 8%. Nós não vamos aceitar. Esse valor tem que ser revisto e estamos unidos nessa luta. Queremos uma reunião com a Prefeita Francimara, queremos que ela nos receba”, finaliza Dujuca.  


Posição da Prefeitura

Passamos boa parte da tarde tentando contato com a Secretaria Municipal de Fazenda para ouvir a versão oficial da prefeitura, porém, apesar da insistência em ouvir o senhor Secretário, o máximo que conseguimos foi conseguir falar com dois funcionários e a informação que o mesmo estava em reunião. 


Fizemos contato, via celular, com o Secretário particular da Prefeita, que não atendeu a nossa ligação. Como último recurso de ouvir o posicionamento da Prefeita Francimara, deixamos recado no Whatsapp do Secretário da Prefeita que, até o fechamento da reportagem, não nos retornou com as informações solicitadas.


 De qualquer forma, deixamos o espaço aberto para a prefeitura e a nova empresa de cartões se posicionarem sobre o assunto. Caso nos envie alguma nota estaremos publicando, atualizando a matéria. 

10 comentários

Anônimo disse...

Nós funcionarios da prefeitura no prejuizo,pois o mercado que aceita é um dos que tem os preços mais alto,sendo assim nao compramos quase nada.

Anônimo disse...

Muito bom. Tomara que resolva esse problema do cartão. Eu moro em travessão da Barra e só o Super mercado litoral que está pegando o cartão em São Francisco

Anônimo disse...

Quem diria em cimara, vc com secretário participar. Uiii

Anônimo disse...

Afinal de contas a francimara está do lado de quem. Do servidor ou da empresa de cartão. Tô de saco cheio de tudo isso

Anônimo disse...

3% do cartão
5% ??????

Unknown disse...

com certeza ela está é do lado dela mesma.

Anônimo disse...

A prefeita só vê o lado dela, pode averigua que os parentes dela cargo comissionado e com mais de 2 vínculo recebe o dobro.tira dos menos favorecido.só quem n vê.pq n quer uffa!!!

Anônimo disse...

Eu gostaria de ter liberdade para fazer minhas compras onde eu quiser e não ter q ficar presa somente ao comércio de São Francisco onde todos os mercados tem seus preços mais caros...gasto somente meu vale no município pq sou obrigada o retante da minha compra do mês faço em Campos e a diferença dos preços são um absurdo!

Anônimo disse...

Afinal quem é o representante da empresa?

Anônimo disse...

Entre em contato com a empresa le card no aplicativo que eles te respondem e pedem sugestão eu pedi meu direito meu escolha onde comprar!