Bom Jesus do Norte cumpre a lei e investe pesado na educação

Recentemente foi divulgado na imprensa regional e nas redes sociais, informações incompletas sobre os valores investidos na educação de Bom Jesus do Norte. A matéria indicava que o Município teria investido valores inferiores ao que determina a Lei. A verdade é: Bom Jesus do Norte cumpriu o que determina a Lei e foi além, ampliou os investimentos oferecendo melhor qualidade de ensino. 

Como uma das prioridades da atual gestão, a Educação de Bom Jesus do Norte tem se destacado pelos volumes de recursos investidos e pelo resultado prático na qualidade educacional. Por Lei, os municípios devem investir o mínimo de 25% do repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino(MDE). O Município de Bom Jesus do Norte, além de cumprir a legislação, em 2018 ampliou ainda mais os investimentos na pasta, alcançando o percentual de 26,60%. Os dados foram fornecidos pela Secretaria Municipal de Fazenda que detém todos as informações relativas a receitas e despesas do município. 

Outro dado importante é quanto aos investimentos com recursos de outras fontes. A merenda escolar, por exemplo, não entra nesse cálculo. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, só de merenda, são investidos quase R$ 50 mil reais/mês. Outro bom exemplo é a obra de finalização da Creche Modelo, inaugurada recentemente, com investimentos que ultrapassam R$200 mil reais. Esse recurso também não é computado nesse percentual. 

Como resultado de todos esses investimentos, o município de Bom Jesus do Norte, alcançou no ano de 2018, excelentes números na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Outro resultado a comemorar, foram os índices positivos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, analisados pelo Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo -PAEBES. Bom Jesus do Norte ficou entre os primeiros colocados, entre os municípios da regional sul do Espírito Santo. 

“Investimos muito na educação, muito além do que exige a legislação. Penso que devemos seguir investindo ainda mais, pois o maior patrimônio de uma pessoa é o conhecimento, por isso investir no setor é possibilitar as crianças e jovens de hoje, um futuro promissor”, destaca o Prefeito Marquinhos Messias.

Nenhum comentário