Bom Jesus do Norte mobiliza no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

 Nesta quinta-feira (16) a Prefeitura de Bom Jesus do Norte, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu ações de conscientização e combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. Alunos da rede municipal de educação e participantes das oficinas desenvolvidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) participaram de duas caminhadas-manhã e tarde- percorrendo as principais ruas e avenidas do centro da cidade, finalizando na Praça Astolpho Lobo. Informar, orientar, ajudar e sensibilizar a população para o problema, foi o principal objetivo do Projeto, segundo Aline Fátima, Secretária Municipal de Assistência Social que, ao lado do Prefeito Marquinhos Messias, participou da caminhada.

Durante a ação, que contou com apoio logístico da equipe do Tiro de Guerra (TG01-001) e Polícia Militar, foram distribuídos materiais informativos sobre o tema e botons e broches, no formato de uma flor amarela, confeccionados pela equipe do projeto, e que simboliza a campanha que tem o Dia 18 de maio, como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Cartazes e faixas confeccionados por alunos trouxeram mensagens de impacto objetivando chamar a atenção da população, principalmente para a denúncia, através do Disque 100. O projeto envolveu caminhada, coral, oficinas, teatro e palestras nas escolas e creches. 

Segundo o Conselho Tutelar, que também fez parte do projeto, sempre que acontece uma ação de conscientização, os números de denúncias aumentam consideravelmente. O Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS) que trabalhou ativamente no projeto, conta com uma estrutura com vários profissionais que auxiliam as famílias que sofrem algum tipo de violência. O Disque 100 é um dos principais canais para denuncia, sendo o anonimato garantido. 







Nenhum comentário