Vereador, secretários e servidores de Guaçuí são presos

Sete pessoas, entre vereador, secretários municipais e servidores da prefeitura de Guaçuí foram presos preventivamente na manhã desta quinta-feira (16), durante a Operação Ouro Velho, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Sul), com apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do Ministério Público e da Polícia Militar.

Foram presos na operação o presidente da Câmara Municipal de Guaçuí, Laudelino Alves Graciano; o secretário municipal de Agricultura, Edielson de Souza Rodrigues; o secretário municipal de Educação, Vanderson pires Vieira; o subsecretário de finanças, Arivelton dos Santos, os membros da comissão de licitação Gilmar Luzente e Jean Barbosa Soares e o proprietário de uma empresa de transporte, Carlos Magno da Silva. Os detidos serão levados para o Centro de Detenção Provisória de Marataízes e para o Centro de Triagem de Viana.

A operação recebeu o nome “Ouro Velho”, por que um dos servidores presos trabalha há mais de 20 anos na prefeitura de Guaçuí.


As investigações revelaram que os integrantes da quadrilha se uniram para combinar editais, frustrar procedimentos licitatórios e divulgar dados sigilosos – como quem participaria das concorrências-, quais as propostas feitas e quem ganharia o certame.

Foi constatado que as fraudes às licitações ocorriam a partir da elaboração dos editais, para permitir a vitória das partes interessadas. “Há, portanto, indícios contundentes das práticas dos crimes de organização criminosa, fraude em licitação e peculato”, diz nota do Ministério Público. ​
Prefeitura

Em nota, a Prefeitura Municipal de Guaçuí, afirmou que não tem conhecimento, de forma oficial, sobre o motivo da operação nem mesmo o envolvimento dos servidores investigados.

Disse ainda, que deve ser notificada pelo Ministério Público nas próximas horas e que está colaborando com as investigações. O Executivo permaneceu fechado durante a manhã de hoje (16) para atuação dos agentes do Gaeco mas retornou às atividades logo após o fim das diligências. Com Informações do Site: Aquinotícias 

Nenhum comentário