Marcelo Garcia e Jarédio Azevedo condenados à prisão e perda de direitos políticos

 O vereador Jarédio Azevedo e o ex-vereador Marcelo Garcia foram condenados à prisão e perda dos direitos políticos, além de multa.  Járedio foi condenado à perda do mandato e oito anos de prisão. Marcelo Garcia foi condenado a cinco anos de prisão e perda dos direitos políticos. A prisão é em regime semiaberto.  A sentença é do Juiz Leonardo Cajueiro, foi proferida no dia 4 de julho e cabe recurso.  Tanto a condenação de Jarédio, quanto a condenação de Marcelo estão relacionados a prestação de contas de campanha.
Ambos os processos são relacionados a prestação de contas e apontam, segundo a justiça, pessoas que apareceram como doadoras de campanha dos candidatos, porém essas pessoas estavam inseridas no Programa Bolsa Família, e, portanto, a renda mensal não era compatível com os valores declarados, além disso, no entendimento da justiça, houve falsificação de documentos, pois na prestação de contas apareceu o nome dessas pessoas como doadoras de campanha, porém ao prestar depoimentos todas afirmaram que não fizeram doações e confirmaram que receberam dinheiro para trabalhar entregando panfletos, enquanto outras trabalharam em troca de favores médicos. Fato é que todas as pessoas ouvidas aparecem como doadoras.   

Versão do Marcelo Garcia
 Por telefone, conversamos com o Ex-vereador Marcelo Garcia. Ele falou a nossa reportagem que está surpreso com a condenação, pois no processo, o próprio Ministério Púbico pediu a sua absolvição. “ Se quem estava me acusando, pediu a minha absolvição, não entendo porque dessa condenação, isso é uma aberração”, afirmou Marcelo. Ele disse ainda que vai recorrer na segunda instância e está confiante que irá reverter o quadro. Marcelo disse ainda que já sabia nos bastidores que isso podia acontecer. “ Nós estamos incomodando, por isso essa situação”, finalizou Marcelo.

Versão do Jarédio
O Vereador encaminhou para a nossa redação um longo texto relatando o acontecido e afirmando a sua inocência. Estamos publicando na integra o relato do vereador:
Carlos Jorge, no momento ainda não tomamos conhecimento oficial. Os atos processuais devem ser publicados em diário oficial para terem validade e para começar a correr o prazo de recurso. É uma grande surpresa para mim está condenação, uma vez que foi muito cristalina e transparente as provas apresentadas nos autos. Inclusive em sede de inquérito na delegacia da polícia federal o pouco que foi apurado já demonstrava que não havia nenhum tipo de irregularidade nem ato ilícito praticado por mim.
  “Trata-se de uma grande injustiça, uma vez que todas as testemunhas do processo deixaram claro em seus depoimentos à justiça que prestaram serviços VOLUNTÁRIOS E GRATUITOS. Eu espero que toda a injustiça que venho sofrendo seja sanada, pois sempre foi um homem correto, não podemos confiar somente na lei dos homens, pois os homens são falhos, mas confio na justiça do senhor, e ele mostrará que sou inocente e não mereço estar passando por esta situação.
 Todos sanfranciscanos sabem que no ano passado, antes do início desta ação, meu nome era o mais cotado para a Câmara de vereadores. Isso foi uma manobra realizada para me prejudicar politicamente. No meio de tantos casos similares, inclusive de outros vereadores que também respondem a inquéritos pelo mesmo objeto da minha ação na polícia federal, somente eu e Marcelo Garcia fomos "premiados" com o processo judicial. Dentro da delegacia da polícia federal existem várias demandas da mesma natureza desta que respondo judicialmente. Meus advogados vão aguardar a publicação oficial desta sentença para recorrerem, e eu tenho convicção que serei absolvido no grau de recurso. Agradeço a todos os amigos e eleitores que me apoiam neste momento, pois acreditam em meu trabalho e em minha honestidade.
Relato feito pelo vereador Jarédio Azevedo.

Posição da Câmara de vereadores
Em contato com o presidente da Câmara, vereador Maxsuel Cerqueira-cocoia, o mesmo informou que ainda não foi notificado oficialmente pela justiça, tomando ciência do fato apenas através do Blog do Carlos Jorge. Ele afirmou ainda que, assim que for notificado, irá se reunir com o seu departamento jurídico para analisar quais os procedimentos a serem tomados.
Opinião de advogados
O Blog do Carlos Jorge ouviu dois advogados sobre o caso. Na opinião de um advogado, a sentença do Jarédio para perda dos direitos políticos só será validada depois que a Tribunal Regional Eleitoral-TER, ratificar a decisão do Juiz.
Na opinião do segundo advogado ouvido pelo blog, a decisão do juiz tem efeito imediato por se tratar de uma ação Criminal Eleitoral, ou seja, o afastamento do Jarédio da função de vereador seria imediato, assim bem como a perda dos direitos políticos de ambos os condenados.
Explicando a sentença
Járédio foi condenado a 2 anos por cada pessoa envolvida no processo, sendo uma condenação por falsidade ideológica e outra condenação por crime eleitoral.  Neste caso foram 4 pessoas envolvidas como supostas doadoras, por isso a pena foi multiplicada por 4, totalizando 8 anos de prisão.
No caso do Marcelo, a pena foi de um ano de prisão por uso de documentos falsos para fins eleitorais. Neste caso foram 5 pessoas envolvidas e a pena dele foi multiplicada por 5, ou seja, 5 anos de prisão.

O blog do Carlos Jorge sempre atento aos acontecimentos da nossa região e sendo o primeiro veículo de comunicação a noticiar o fato, deixa o espaço aberto para que, em qualquer tempo, as partes citadas na matéria possam se pronunciar.

LEIA COM ATENÇÃO
Obrigado por você ter chegado até aqui. Isso demonstra que você gosta de acompanhar o nosso trabalho. Tenho UMA informação importante: Se você quer receber boletins de notícias GRATUITAMENTE em seu celular, envie um ZAP para o número (22) 99949-3624, com a mensagem “EU QUERO”, informando o seu nome e a cidade onde mora. Nós faremos contato com você o mais breve possível.

4 comentários

Anônimo disse...

Eu vejo esses malas falando o nome de DEUS,chamando de ABENÇOADO com se o SENHOR JESUS fosse um nada e compartilhace dos erros que praticam,na hora de praticar a ILICITUDE nem lembra de CRISTO,agora o Juiz tae fazendo seu trabalho com provas JESUS ME ACODE,vai para os quintos dos infernos,
DEUS É AMOR, né carniça não,vá provar seus erros a quem é de direito Dr Leonardo futuca q tem mais coisas ae,o povo dessa cidade que eles dizem que não tem lei sofrem e o senhor já botou a policia Federal inteira aqui nessa cidade,não por Jarédio ou Marcelo,mais tem que cutucar tudo,o Sr era o Juiz q nossa cidade esperava,,,,,Deus é pai ,filho e Espírito Santo e não compartilha com ilicitudes,
Pense nisso!

Anônimo disse...

Eu vejo esses malas falando o nome de DEUS,chamando de ABENÇOADO com se o SENHOR JESUS fosse um nada e compartilhace dos erros que praticam,na hora de praticar a ILICITUDE nem lembra de CRISTO,agora o Juiz tae fazendo seu trabalho com provas JESUS ME ACODE,vai para os quintos dos infernos,
DEUS É AMOR, né carniça não,vá provar seus erros a quem é de direito Dr Leonardo futuca q tem mais coisas ae,o povo dessa cidade que eles dizem que não tem lei sofrem e o senhor já botou a policia Federal inteira aqui nessa cidade,não por Jarédio ou Marcelo,mais tem que cutucar tudo,o Sr era o Juiz q nossa cidade esperava,,,,,Deus é pai ,filho e Espírito Santo e não compartilha com ilicitudes,
Pense nisso!

Anônimo disse...

Dois poderes extintos que um é comprado pelo outro para que os empregados da casa de lei não opine em nada,o que tiram do povo vai voltar para o povo ou vcs não tem o povo como filhos de Deus ou não conhece o peso da mão de Deus, todo pleito eleitoral aqui a casa é da propina bem paga,só mudou os chefes a farra é a mesma.
Ou estou errado?

Anônimo disse...

O que tem de pessoas pegando outras pessoas para se instruir com cidades do poder e advogado,se a bomba pocar a resposta é na ponta da língua, os carros dos nobres edis estavam em aura rotatividade.kkkkkta,tu,medo...