Incêndio destrói parte da Estação Ecológica de Guaxindiba

Depois de 24 horas incessantes de fogo na vegetação da Estação Ecológica de Guaxindiba, a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana não pode precisar o tamanho da área destruída pelo fogo. Por volta das 14h desta sexta, o fogo já havia acabado com uma área verde equivalente a cinco campos de futebol. Às 19h30, as chamas que foram detectadas às 20h desta quinta-feira (22), ainda estavam altas, mesmo com a chuva fina que caiu em São Francisco no início da noite.
Segundo informações da Secretária de Meio Ambiente e Defesa Civil, Luciana Landim Soffiati, a Secretaria Municipal foi acionada na manhã desta sexta, pela diretora da Estação Ecológica, Vânia Coelho e imediatamente foram enviados agentes para o combate ao incêndio. Aproximadamente 30 homens, entre funcionários da secretaria, funcionários da Estação Ecológica e voluntários estão trabalhando para apagar as chamas. O Corpo de bombeiros de Campos também foi acionado e está atuando.
- A origem do incêndio foi fogo num canavial, um senhor colocou fogo na plantação de cana, numa área muito próxima a reserva. Isso não pode acontecer, porque o entorno da reserva é uma área de amortecimento, onde pode ser feita plantação, mas não esse tipo de plantação - Disse Luciana.
A secretária ainda informou que já solicitou o helicóptero do Corpo de Bombeiros, mas até a noite a secretaria não havia recebido resposta.
Miracema - Na última segunda-feira (19), um incêndio destruiu uma área de vegetação equivalente a 32 campos de futebol entre os municípios de Santo Antônio de Pádua e Miracema, no Noroeste Fluminense. As chamas, que começaram na tarde da segunda, só foram controladas na manhã da terça-feira (20). O fogo teria começado num veículo, se estendo para a vegetação. 

Nenhum comentário