URGENTE: Prefeito Rafael Diniz anuncia lockdown a partir de segunda-feira


O prefeito de Campos, Rafael Diniz, anunciou lockdown no município a partir da próxima segunda-feira (18) até o domingo (24). A medida foi anunciada no início da noite desta sexta-feira (15) e tem como objetivo reduzir a curva de casos de Covid e a possibilidade de colapso no sistema de Saúde. Segundo Diniz, 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus estão ocupados. Além disso, 86% dos leitos clínicos também já foram preenchidos.

A publicação do decreto no Diário Oficial com mais detalhes será neste sábado (16). Serviços essenciais como supermercados, padarias, imprensa, postos de combustíveis e outros continuarão sendo prestados.

Boletim desta sexta – Os números do coronavírus desta sexta somam 16 mortos confirmados e outros oito em investigação. Os recentes óbitos confirmados nesta sexta são de três idosos (68, 73, e 76 anos) e uma mulher de 37. Todos tinham comorbidades. Ainda segundo o prefeito, são 311 casos confirmados da doença em Campos. Sobre os casos em investigação, são 577 pessoas com síndrome gripal e outras 124 com Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Lockdown – o termo, muito utilizado neste período de pandemia, significa o nível mais rígido de isolamento social. Ou seja, o bloqueio total. A estratégia já foi adotada por várias cidades do país e cada uma tem autonomia para decidir quando e como a medida funcionará.

Outras cidades

No dia 11, as cidades de Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, foram as primeiras do Sudeste a adotarem o lockdown por cinco dias.  De acordo com a Prefeitura de Niterói, quem saísse às ruas para atividades não essenciais estaria sujeito à multa de R$ 180. A fiscalização foi realizada pela Guarda Municipal. A circulação de pessoas só foi permitida para irem à farmácia, supermercado, pet shops, padarias e postos de combustível. Algumas rodovias com acesso às cidades foram interrompidas.

No Norte e Nordeste do país, o lockdown foi adotado em São Luís, Belém e Fortaleza, o deslocamento de pessoas foi vetado, a não ser em casos considerados especiais como a ida a supermercados e farmácias e o cumprimento de jornada de trabalho para profissionais em áreas essenciais.

Um comentário

Anônimo disse...

O que sâo francisco está esperando para.adotar o lockdown,em todas as cidadezinhas, fica uma sugestão!!antes que seja tarde!!