Auxílio emergencial: Caixa Econômica bloqueia 'centenas de milhares' de contas digitais por suspeitas de fraude
De acordo com Guimarães, as pessoas que tiveram as contas bloqueadas terão que comparecer a uma agência da Caixa e comprovar sua identidade.
— Quando a pessoa vai à agência e mostra que é ela mesma, nós liberamos
rapidamente. Se ela não for, ficará sim bloqueada, porque essa questão de
fraude nesse momento de pandemia é inaceitável — disse o presidente da Caixa ao
portal.
Guimarães
apontou que as irregularidades ocorreram no início do cadastramento dos
trabalhadores interessados em receber o auxílio emergencial. De acordo com ele,
como muitas pessoas não tinham celular, a Caixa permitiu que um mesmo aparelho
pudesse abrir mais de uma conta, o que foi o "cerne da fraude".
— Temos provas
de que a grande maioria foi utilizada por hackers. Mas algumas pessoas honestas
foram penalizadas — afirmou.
Ele informou,
no entanto, que os responsáveis já foram identificados "e rapidamente
serão penalizados". Além das fraudes, Guimarães explicou que há um grupo
de pessoas que, mesmo após ter recebido uma ou mais parcelas, pode ter tido o
auxílio bloqueado. Mas, neste caso, não há relação com golpes.
Reclamações
constantes
O app Caixa Tem foi criado para os
beneficiários do auxílio emergencial sem conta em banco poderem
receber o benefício, por meio de poupanças sociais digitais abertas
exclusivamente pela Caixa. Depois, os acessos a esse tipo de conta e ao
aplicativo foram estendidos a todos os
beneficiários (sem Bolsa Família), mesmo
aqueles com contas bancárias, para que pudessem receber o
auxílio em um primeiro momento, além de fazer compras e pagar boletos, até o saque
em dinheiro ser autorizado.
Os
usuários, porém, reclamam que não conseguem movimentar os recursos pelo Caixa
Tem. Segundo o banco, o grande volume de acessos simultâneos — especialmente
após o início do pagamento do saque emergencial de até R$ 1.045 do FGTS —
congestionou o aplicativo.
O
banco afirma que tem feito melhorias contínuas na ferramenta e que houve
diminuição no tempo médio de espera virtual para acessar o aplicativo para
cerca de cinco minutos. Caso o usuário não consiga visualizar o saldo de sua
conta ou utilizar outras funções, a orientação é procurar uma agência da Caixa
para fazer uma atualização cadastral.
Fonte: Extra
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