Auxílio emergencial: Caixa Econômica bloqueia 'centenas de milhares' de contas digitais por suspeitas de fraude

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou nesta terça-feira (dia 21) que "centenas de milhares" de contas poupanças sociais digitais do banco — movimentadas pelo aplicativo Caixa Tem e usadas por beneficiários do auxílio emergencial — foram suspensas por suspeitas de fraude. Em entrevista ao portal "Infomoney", Guimarães disse que "as pessoas já podem pedir o desbloqueio". Do total de trabalhadores com benefícios aprovados, cerca de 5% tiveram suas contas bloqueadas pela instituição financeira.

De acordo com Guimarães, as pessoas que tiveram as contas bloqueadas terão que comparecer a uma agência da Caixa e comprovar sua identidade.

— Quando a pessoa vai à agência e mostra que é ela mesma, nós liberamos rapidamente. Se ela não for, ficará sim bloqueada, porque essa questão de fraude nesse momento de pandemia é inaceitável — disse o presidente da Caixa ao portal.

Guimarães apontou que as irregularidades ocorreram no início do cadastramento dos trabalhadores interessados em receber o auxílio emergencial. De acordo com ele, como muitas pessoas não tinham celular, a Caixa permitiu que um mesmo aparelho pudesse abrir mais de uma conta, o que foi o "cerne da fraude".

— Temos provas de que a grande maioria foi utilizada por hackers. Mas algumas pessoas honestas foram penalizadas — afirmou.

Ele informou, no entanto, que os responsáveis já foram identificados "e rapidamente serão penalizados". Além das fraudes, Guimarães explicou que há um grupo de pessoas que, mesmo após ter recebido uma ou mais parcelas, pode ter tido o auxílio bloqueado. Mas, neste caso, não há relação com golpes.

Reclamações constantes

O app Caixa Tem foi criado para os beneficiários do auxílio emergencial sem conta em banco poderem receber o benefício, por meio de poupanças sociais digitais abertas exclusivamente pela Caixa. Depois, os acessos a esse tipo de conta e ao aplicativo foram estendidos a todos os beneficiários (sem Bolsa Família)mesmo aqueles com contas bancárias, para que pudessem receber o auxílio em um primeiro momento, além de fazer compras e pagar boletos, até o saque em dinheiro ser autorizado.

Os usuários, porém, reclamam que não conseguem movimentar os recursos pelo Caixa Tem. Segundo o banco, o grande volume de acessos simultâneos — especialmente após o início do pagamento do saque emergencial de até R$ 1.045 do FGTS — congestionou o aplicativo.

O banco afirma que tem feito melhorias contínuas na ferramenta e que houve diminuição no tempo médio de espera virtual para acessar o aplicativo para cerca de cinco minutos. Caso o usuário não consiga visualizar o saldo de sua conta ou utilizar outras funções, a orientação é procurar uma agência da Caixa para fazer uma atualização cadastral.

Fonte: Extra

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