São Francisco e a política do Vale Tudo ou quase tudo

    Claudio Henriques ao lado da Prefeita Francimara  

Em São Francisco de Itabapoana, o movimento político segue intenso com muitas emoções. Fake News, bate boca nos grupos de ZAP ZAP e até apoio político improvável.  Durante a semana, um fato me chamou a atenção; Claudio Henriques, atual vice-prefeito posou para fotos ao lado do adversário político, agora aliado, Pedrinho Cherene.

 O senhor Claudio, pessoa do bem por quem tenho grande respeito, caminhou ao lado de Francimara durante os quatro anos de gestão, teve voz ativa no governo, foi secretário de Agricultura e em seguida “encaixou” o filho na pasta, uma gestão familiar, digamos assim. Fez várias viagens oficiais representando o município e, aos 45 do 2º tempo, abandona um governo que ele fez parte e ajudou a construir.

Nos bastidores, comenta-se que o senhor Claudio queria mais uma vez ser candidato a vice. Não sendo o escolhido, ficou chateado e mudou de opinião sobre o governo Francimara. Agora caminha ao lado de Pedrinho que era ruim e agora ficou bom, como assim?

Claudio Henriques e o filho entre Marcelo e Pedrinho

Em 2012, Claudio Henriques foi derrotado nas urnas para o cargo de vereador, obtendo na ocasião 482 votos. Nesta mesma eleição venceu Pedrinho Cherene como prefeito e Claudio ficou esquecido por 4 anos, não foi lembrado pelo Pedrinho. Em 2016 foi alçado a vice de Francimara  e não foi uma figura decorativa, pelo contrário teve a oportunidade de fazer pela agricultura, porém as ações da agricultura não conseguiram chegar até a zona rural.

Esse apoio do Claudio ao Pedrinho aos 45 do 2° tempo, me fez lembrar do atual candidato a vice do próprio Cherene, Marcelo Garcia que obteve todas as honrarias da gestão de Cherene e quando ele mais precisou de Garcia, o jovem de Gargaú pulou do barco e virou oposição, hoje aliado novamente, até quando?   

Conteúdo produzido por Carlos Jorge P. Azevedo

4 comentários

João Henrique disse...

Carlos Jorge, o eleitor mudar de opinião diante de alguma informação ou diálogo é normal. O processo democrático é construído assim: diálogo, posicionamentos, exposição de ideias e críticas.
Agora, alguém como o Sr. Cláudio, pessoa esclarecida e bem formada, que teve espaço para desenvolver projetos na sua área de formação para o nosso município e, de repente, muda de lado sendo recebido com euforia por aqueles que tanto criticam a gestão da Francimara na pasta da agricultura é de dar um nó na cabeça de quem ainda tenta entender racionalmente a política de SFI.
Acho que está muito claro, não se trata de uma questão de divergências de ideias ou postura (nem mesmo admiração por Pedrinho), é puro ego ferido. Ele e sua família tem todo direito de se sentir assim, mas apelar para "vingança política" revela fraqueza e falta de palavra.

O que fazemos no calor da emoção fica marcado pra sempre na nossa trajetória, é uma mancha que acaba deteriorando para sempre a percepção que os outros tem em relação a nossa conduta ética.

Anelise disse...

Com todo respeito, o Sr. Cláudio acaba de entrar para o seleto grupo de figuras pouco confiáveis na política sanfranciscana. Grupo que reúne figuras de todos os lados com a característica de mudarem de ideia ao sabor/dissabor das circunstâncias. Mudam de ideia por conveniência própria sem se preocupar com os compromissos, críticas e palavras empenhadas.
Foi recebido por aquele que é o presidente deste grupo, o Sr. Marcelo Garcia. Nada contra, mas prefiro confiar no valor de uma nota de R$ 3 do que acreditar em alguém que dá cavalo de pau na política por jogo de interesses e vaidades. Desde que Marcelo entrou na política em SFI em 2007/08, ele SEMPRE mudou de ideia por conveniência (troca de lado como se trocasse de roupa). Marcilene, Beto e Pedrinho são testemunhas desse fato inegável.

Anônimo disse...

Só tá faltando a vó filo se bandiar tambem

jorge lucio disse...

Eu não sei porque a preocupação da própria imprensa com a ida de algum político influente que decide apoiar o grupo de Pedrinho Cherene. Eu não vejo essa preocupação quando a coisa acontece ao contrário. Eu não vi essa preocupação quando políticos decidem retirar uma candidatura a prefeito e apoiar a atual gestão. Com isso todo grupo se uniu já que a esposa de de um político influente era vice candidata daquele que abandonou o barco sem vela para embarcar em um barco, que parece ter velas. Com isso, voltou a formar o grupo político de 2012. Está tudo como dantes no quartel de Abrantes.