Mais de mil pessoas estão fora de suas casas em São Fidélis, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana e Aperibé em decorrência da enchente


Mais de mil pessoas estão fora de casa por causa da enchente registrada na Região Norte e Noroeste Fluminense com o transbordamento dos Rios Muriaé, Pomba, Paraíba do Sul e Itabapoana. Destas, duas (um casal da mesma família) estão desalojadas em São Fidélis. Sem ter para onde ir, o casal foi levado para casa de parentes.

Em Aperibé, no Norte do estado, 70 pessoas estão desalojadas; um homem está desabrigado e foi levado para a Igreja Matriz São Sebastião.

Em Itaperuna, no Noroeste, do total de 350 pessoas afetadas pela enchente, 60 pessoas estão desalojadas, segundo a prefeitura, que distribuiu 500 cestas básicas. Ainda não se sabe para onde elas foram levadas.

Em Bom Jesus do Itabapoana, a cheia afetou 270 pessoas. De acordo com a prefeitura, há 22 famílias desabrigadas (70 pessoas que estão em quatro abrigos provisórios) e 26 desalojadas, que estão em casa de parentes.

A cidade mais afetada é Porciúncula. O nível do Rio Muriaé está 1,70 metros acima da cota de transbordo e afeta 1.800 pessoas, sendo 600 pessoas desalojadas e 149 desabrigadas.

Cidades

Itaperuna – O Rio Muriaé transbordou domingo (9) e chegou a 5.30 metros na tarde desta segunda-feira (10). A previsão e de que o nível do rio suba 3 centímetros por hora nas pr´oximas doze horas, elevando a cota para 5,50.
Afetados – 350 pessoas
Desalojados – 60 pessoas
Desabrigados – Não há informações

São Fidélis – O Rio Paraíba do Sul está com 5.28 metros, sua cota mais alta até o momento. O nível de transbordo é 5.70 metros. A população Ribeirinha da Rua da Igualdade e no distrito de Pureza começou a ser atingida pela água e está levantando os móveis para evitar estragos. A prefeitura está monitorando as famílias e disponibilizou dois abrigos provisórios caso seja necessário para os próximos dias.
Afetados – Não há informações
Desalojados – 2 (um casal levado para casa de familiares)
Desabrigados – Não há informações

Aperibé – O Rio Pomba transbordou e está subindo 3 centímetros por hora, chegando ao seu nível mais alto, nesta segunda-feira: 4.48 metros.
Já o nível doRio Para´íba do Sul estava com 4.90 metros e reduziu para 4,80 metros nesta segunda.
Afetados – 71 pessoas
Desalojados – 70 pessoas foram para casa de parentes
Desabrigados – 1 homem – levado para a Igreja Matriz

Bom Jesus do Itabapoana – O Rio Itabapoana transbordou e atingiu sua cota mais alta nesta segunda-feira: 4.90 metros. Segundo a Defesa Civil, a previsão é de que o nível do rio baixe nas próximas horas.
Afetados – 270 pessoas
Desalojados – 26 famílias
Desabrigados – 70 pessoas (22 famílias) em abrigos

Porciúncula – O Rio Muriaé transbordou em Porciúncula, chegando a 6,96 metros, 1m70 acima do nível do transbordo. A Defesa Civil do Município registra mais de 15 ocorrências de quedas de árvores e barreiras, retiradas de animais e mais de duzentos atendimentos a famílias porciunculenses.
Afetados – 1.800 pessoas
Desabrigados – 149 pessoas
Desalojados – 600 pessoas

Cardoso Moreira – O rio Muriaé transbordou em cardoso Moreira, nesta segunda-feira (10), chegando a 8,32.
Afetados – Moradores de 11 ruas
Desabrigados – Prefeitura não informou
Desalojados – Prefeitura não informou



Fonte: Terceira Via





Nenhum comentário