Nutricionista ou nutrólogo: Diferenças e objetivo de cada especialidade
Para quem busca um plano de dieta é indicado o nutricionista. Esse profissional irá elaborar um plano alimentar, indicando um cardápio e as porções de cada refeição.
́Já o nutrólogo é o profissional formado também em Medicina - além da formação na área de nutrição. Essas formações possibilitam o diagnóstico de problemas de saúde relacionados à alimentação.
Diferenças entre nutrólogo e nutricionista
O profissional de nutrologia é formado em Medicina e em Nutrição e visa orientar os pacientes na busca de uma alimentação mais equilibrada, visando corrigir o peso e preservar a saúde. Esse profissional pode também receitar medicamentos, analisar a absorção de nutrientes e indicar tratamentos para transtornos alimentares como anorexia, bulimia nervosa, compulsão alimentar e outros.
"Cabe ao médico nutrólogo identificar alterações no hábito alimentar, na digestão, absorção e excreção de nutrientes, assim como alterações metabólicas que levem ao não aproveitamento deles e justifiquem intervenções que podem mudar o curso das doenças", diz Eline de Almeida Soriano, diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).
Com formação em Nutrição,o nutricionista é o responsável por montar cardápio personalizado para cada organismo baseado no diagnóstico das condições e objetivos de cada indivíduo. Cabe ao nutricionista também ensinar hábitos mais saudáveis e indicar nutrientes em porções corretas.
"Toda vez que alguém quer uma dieta adequada para o seu estado fisiológico, ele procura um nutricionista", comenta Chaim.
Uma especialidade complementa a outra. Trabalhar as duas conjuntamente pode ser o segredo para alcançar os resultados almejados. Mudar hábitos e alimentação requer tempo. A orientação profissional e acompanhamento é essencial para quem deseja uma mudança de vida.
Nenhum comentário
Postar um comentário