Campos tem queda de casos, mas uso de máscara ainda é obrigatório


Com a diminuição da curva da Covid-19 no Estado do Rio, que está, atualmente, em bandeira amarela, o governo publicou um decreto permitindo que municípios fluminenses liberem o uso de máscaras em todos os ambientes. No entanto, a medida fica facultativa a cada cidade, já que a realidade epidemiológica é diferente. Em Campos, a Prefeitura informou que irá manter a obrigatoriedade do item, e listou alguns estágios que o município ainda precisa atingir para essa liberação, mesmo com o número de casos e mortes pela doença apresentando queda. Inclusive, as cirurgias eletivas foram retomadas na última quinta-feira, já que estavam suspensas por conta do aumento de diagnósticos de coronavírus no início do ano.

De acordo com o boletim da Covid divulgado pela Prefeitura ontem, em sete dias, foram registrados 22 casos e quatro óbitos em decorrência do vírus em Campos. Até o momento, o município contabiliza 56.601 testes positivos e soma 1.825 mortes. A ocupação de leitos de UTI Covid está em 29,17%.
O subsecretário de Atenção Básica Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury, disse que a liberação do uso de máscara depende de três cenários promissores em Campos. O primeiro seria o grau de contaminação, tendo até 10% de exames positivos apenas no município.

O segundo, sendo essencial no combate do vírus, é a cobertura vacinal da segunda dose. O ideal, de acordo com Charbell, é chegar entre 75 e 80%. Atualmente, em Campos, a cobertura da população elegível, ou seja, pessoas com 12 anos ou mais que tomaram a segunda dose e dose única da vacina contra a Covid-19 é de 72%.
O terceiro cenário apresentado pelo município seria a espera de duas semanas após o Carnaval, já que aglomerações foram registradas em toda a região, mesmo com a proibição de eventos públicos. Depois desse período, será observado se há estabilidade no número de casos positivos e óbitos pela doença.

Com análise no panorama atual da pandemia, o município retornou com as cirurgias eletivas, que são realizadas através de agendamento, e foram suspensas com o avanço da Covid na cidade no mês de janeiro.
“Com a retomada, as cirurgias bariátricas, de hérnia, vesícula, entre outras, que constam, inclusive, no Mutirão da Saúde, voltarão a ser feitas. Nossa expectativa é a de realizar 600 procedimentos ainda em março”, explicou o secretaria de Saúde de Campos, Paulo Hirano.

Fonte: Folha 1

Acesse aqui nossas plataformashttps://carlosjorge.smallbio.com.br/

Receba em seu ZAP as principais notícias do blog do Carlos Jorge. Click no link e fale com a gente: https://bit.ly/39isIFN

Nenhum comentário