Hemocentro de Campos continua precisando da ajuda dos doadores
O Hemocentro Regional de Campos, que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM), continua precisando de doações de todos os tipos de sangue. Segundo a diretora do órgão, Sandra Chalhub, as doações realizadas nesta terça-feira (19), na unidade móvel que esteve em São Fidélis e de moradores do município de Santo Antônio de Pádua, na Região Noroeste Fluminense, que vieram a Campos para doar, ajudaram a aliviar a situação, mas o estoque permanece baixo.
“Como são feitos vários exames no sangue antes da liberação, essas bolsas só deverão estar disponíveis para uso na quinta-feira”, disse Sandra, ressaltando que os estoques precisam estar com saldo positivo o ano todo, mas existem períodos em que a doação cai bruscamente, como em feriados prolongados.
Daí, segundo a médica, a importância de doadores como o jovem Matheus Almeida, 28 anos, que há cinco anos mantém a tradição de doar sangue a cada intervalo de três meses. Ele contou que, quando completou 18 anos, doava para ajudar algum conhecido ou parente que precisava de sangue. “Com o passar dos anos, veio a conscientização de que o sangue que eu doava não iria fazer falta”, disse ele.
Cada bolsa coletada pode ajudar a salvar a vida de até quatro pessoas. É possível realizar até quatro doações por ano, no caso dos homens, e três, no das mulheres, com intervalo de dois e três meses entre elas, respectivamente.
O Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, além de sábado, domingo e feriados, das 7h às 18h, mas, segundo Sandra Chalhub, existe a possibilidade do horário ser ampliado para até 19h, a fim de atender quem trabalha durante o dia e não tem tempo de ir ao local. “Estamos avaliando essa possibilidade”, afirmou.
Fonte: Campos 24 horas
Receba em seu ZAP como principais notícias do blog do Carlos Jorge. Clique no link e fale com a gente: https://bit.ly/39isIFN
Nenhum comentário
Postar um comentário