Como higienizar corretamente os produtos de hortifruti?
Essa precaução se refletiu no mercado. Atualmente, podemos encontrar diversos produtos que prometem acabar com todas as bactérias em apenas uma lavagem. Mas será que os alimentos precisam mesmo ser lavados?
Segundo o cientista de alimentos Stuart Farrimond, a resposta é sim. A justificativa é simples: não sabemos quem manuseou os insumos antes de nós e por onde esse produto passou até chegar ao supermercado. Além disso, pode haver resíduos de pesticidas e patógenos nas superfícies.
Conte com a ajuda da boa e velha água corrente. Sim, é tudo que você precisa. Coloque o alimento debaixo da torneira e esfregue um pouco. Não precisamos de sabão ou misturas milagrosas que estão, na verdade, contribuindo para que a comida tenha mais químicos.
Para alimentos que serão consumidos crus, a orientação é colocar em uma mistura de água e hipoclorito de sódio, encontrado em supermercados. O ideal é deixar agir por 15 minutos e enxaguar bastante. Adicione uma colher de sopa do hipoclorito para cada litro de água.
Cuide da sua saúde
A ingestão de produtos que não foram lavados corretamente pode gerar problemas de saúde em diversas escalas. Febre, dor de barriga, diarreia e mal estar estão entre os mais comuns, já que seu corpo tentará expulsar o que estiver causando problemas.
Com o intenso uso de agrotóxicos, corremos o risco de sermos infectados e desenvolver, a médio e longo prazo, câncer, infertilidade e disfunções hormonais. Procure saber de onde está vindo seu alimento.
Precisamos ficar atentos também à infecção por Escherichia coli, através de frutas, legumes e verduras. O protozoário Entamoeba histolytica, causador da amebíase, é outra ameaça e provoca cólicas, dor abdominal e diarreia.
Fonte: R7
Principais notícias
do blog do Carlos Jorge. Click no link e fale com a gente:https://bit.ly/39isIFN
Nos siga também no
instagram Carlos Jorge show: https://bit.ly/3HOEXLa
Nenhum comentário
Postar um comentário