Saúde: Idosos devem redobrar os cuidados durante o verão


A exposição ao sol em horários em que a radiação é maior pode gerar consequências graves, principalmente em idosos. O risco de uma insolação devido às altas temperaturas das últimas semanas levou a Secretaria de Estado de Saúde a emitir um alerta, chamando a atenção para a incidência de raios ultravioletas que poucos se atentam.

Segundo a dermatologista Ana Paula Moura de Almeida, que atua no Centro Dia do Idoso, cuidados simples podem evitar desidratação, queimaduras e câncer de pele. “Idosos, em especial, devem reforçar a hidratação com água e não ficar expostos ao sol entre 10h e 16h”, explicou a médica, orientando ainda a usar óculos de sol, chapéu e filtro solar para se proteger dos efeitos do sol.

“Esses cuidados devem ser seguidos não só no verão, mas durante todos os meses do ano. Em relação ao filtro solar, o ideal é aplicá-lo a cada três horas”, acrescentou Ana Paula, lembrando que usar roupas leves e com proteção UV são também recomendadas, além de uma alimentação à base de frutas, verduras e legumes.

Natural do Nordeste e residindo em Campos há 40 anos, a servidora pública Zumira Ferreira da Silva Barreto, 72 anos, disse que redobra os cuidados com a saúde no período do verão. “Não deixo de ingerir bastante água ou suco natural e nem de usar o protetor solar. Quando vou à praia, uso chapéu ou viseira”, contou ela, ressaltando que o calor que faz no Nordeste não se compara ao do estado do Rio. “Lá faz calor o ano todo, com temperaturas de 40° C e sensação térmica de quase 50° C”, disse Zumira.

Ana Paula explicou que uma pessoa desidratada sentirá sede, diminuição da sudorese, da elasticidade da pele, da produção de urina, boca seca, dor de cabeça, tontura e mal-estar.

“O calor também pode provocar uma baixa repentina da pressão, aumentando o risco de queda nos maiores de 60 anos”, disse a dermatologista, ressaltando que a exposição da pele ao sol tem efeito cumulativo. “Como os efeitos são vistos a longo prazo, o paciente que se expõe hoje pode desenvolver câncer de pele daqui a 20, 30 anos”.


Fonte: Campos 24 horas

 

Receba em seu ZAP as principais notícias do blog do Carlos Jorge. Click no link e fale com a gente:

https://bit.ly/39isIFN

ACESSE NOSSO INSTAGRAM:

https://www.instagram.com/noticiasdesaofrancisco/

ACESSE NOSSO CANAL: https://www.youtube.com/blogdocarlosjorg

Nenhum comentário