Calor excessivo prejudica saúde e pode acarretar em mal súbito


Com temperaturas que passam dos 30°C, o ser humano está exposto a tudo, inclusive a um mal súbito, que pode ocorrer por diversos fatores, inclusive pelo calor excessivo. Apesar disso, o Corpo de Bombeiros ressalta que nem sempre a elevação térmica tem relação com o aumento acentuado de casos de mal súbito comparado ao período do frio. Profissionais da saúde reforçam os cuidados que as pessoas devem ter para evitar os contratempos inesperados.
Segundo o Corpo de Bombeiros, “como é um mal que acomete a vítima, por diversos fatores, tem relação com o calor sim, mas não tem aumento acentuado nessa época do ano comparado ao período frio, pois em uma época esse mal súbito é causando por algum fator e na temporada fria é causada por outros fatores”, disse a assessoria do 5º Grupamento de Bombeiros Militar.
O aposentado Jorge Gomes Machado, de 71 anos, contou que já sofreu um mal súbito durante um forte calor na cidade e que, por conta disso, o homem precisou usar ponte de safena, que é um tipo de cirurgia cardíaca que usa parte da veia safena da perna para desviar sangue da aorta para as artérias coronárias. “Graças a Deus e aos Bombeiros, fui atendido rápido e estou vivo. Estava muito quente no dia e alinhado ao estresse, acabei passando mal. Hoje me cuido muito e sou grato a equipe dos Bombeiros e a equipe médica do Hospital Ferreira Machado pelo atendimento e dedicação”, disse.
Já a dona de casa Claudineia Alves, de 49 anos, contou que no dia em que passou mal, há dois anos, sentiu uma pressão grande no peito. “Eu nunca havia sentido aquela dor antes e graças a Deus meu filho me socorreu e me levou para o hospital na qual tenho plano. Eu me lembro apenas de sentir muito calor, estava muito quente e a doutora disse que isso ajudou no infarto que tive. Hoje me cuido muito e vou ao médico com regularidade porque não quero sentir aquilo novamente”, contou.
De acordo com o cirurgião cardíaco Cléber Glória Silva, é possível minimizar o incidente através da prevenção e cuidado com a saúde.
— O aumento da temperatura acaba causando um aumento do metabolismo, um aumento da atividade orgânica e isso pode sobrecarregar o coração. Por isso muitas vezes observa-se com maior frequência esse mal súbito nessa região tropical, como a nossa. Outra condição que pode trazer o risco de um mal súbito é a desidratação, pessoas que não costumam se hidratar de maneira correta. As pessoas ainda neste período de verão continuam praticando atividades físicas, então é fundamental que eles busquem um horário bom que é até as 10h da manhã e após às 16h. É importante destacar que pessoas que possuem fatores de risco, como hipertensos e diabéticos, por exemplo, devem realizar as atividades físicas neste período depois de buscar um profissional médico adequado para realizar a correção desses fatores de risco e reduzir por consequência o risco do mal súbito — disse. 

Fonte: Folha 1

 

Receba em seu ZAP as principais notícias do blog do Carlos Jorge. Click no link e fale com a gente:

https://bit.ly/39isIFN

 

ACESSE NOSSO INSTAGRAM:

https://www.instagram.com/noticiasdesaofrancisco/

 

ACESSE NOSSO CANAL: https://www.youtube.com/blogdocarlosjorg

 

 

Nenhum comentário