ANIVERSÁRIO DO POETA


 Há 172 anos atrás(21 junho de 1839), nascia na cidade do Rio de Janeiro, Machado de Assis (Joaquim Maria M. de A.), jornalista, contista, cronista, romancista, poeta, teatrólogo, crítico e ensaísta. Sua obra abrange, praticamente, todos os gêneros literários.
Sem meios para cursos regulares, estudou como pôde e, em 1854, com 15 anos incompletos, publicou o primeiro trabalho literário, o soneto "À Ilma. Sra. D.P.J.A.", no Periódico dos Pobres, número datado de 3 de outubro de 1854. Sabe-se pouco de sua infância e adolescência. Filho de operário, muito cedo ficou órfão de mãe.
“Passai aos vossos sucessores o pensamento e a vontade iniciais, para que eles o transmitam aos seus, e a vossa obra seja contada entre as sólidas e brilhantes páginas da nossa vida brasileira.”
Com estas palavras, Machado de Assis encerra o discurso de Abertura da Academia Brasileira de Letras, da qual foi um dos fundadores. No dia 28 de janeiro de 1897, quando se instalou a Academia, foi eleito presidente da instituição, cargo que ocupou até sua morte, ocorrida no Rio de Janeiro em 29 de setembro de 1908. Sua oração fúnebre foi proferida pelo acadêmico Rui Barbosa.
Por sua importância, a Academia Brasileira de Letras passou a ser chamada de Casa de Machado de Assis.
“Como daí chegaram ao amor, não o soube ele nunca. A verdade é que gostava de passar as horas ao lado dela; era a sua enfermeira moral, quase uma irmã, mas principalmente era mulher e bonita. Odor di femina: eis o que ele aspirava nela, e em volta dela, para incorporá-lo em si próprio. Liam os mesmos livros, iam juntos a teatros e passeios. Camilo ensinou-lhe as damas e o xadrez e jogavam às noites; — ela mal, — ele, para lhe ser agradável, pouco menos mal. Até aí as cousas.”
Com este pequeno fragmento do famoso conto A Cartomante, lembramos e homenageamos, no dia de hoje, seu aniversário de nascimento, este grande escritor brasileiro.

Nenhum comentário