Avião militar russo cai no Mar Negro com 92 pessoas a bordo

Corpo de uma  das vítimas do acidente aéreo é resgatado - Viktor Klyushin / AP
MOSCOU — Um avião militar russo com 92 pessoas a bordo caiu no Mar Negro, minutos após decolar do balneário de Sochi, no sudoeste da Rússia. Alguns destroços da aeronave e corpos de vítimas já foram encontrados. De acordo com o general Igor Konashenkov, porta-voz, do Ministério da Defesa, não foram encontrados sobreviventes.
A área do acidente foi estabelecida. Nenhum sobrevivente foi localizado — disse Konashenkov.
A aeronave decolou às 5h20m no horário local, 0h20m no horário de Brasília, com destino à base aérea russa de Khmeimim, na Síria. Ela procedia de Moscou e fez uma parada de reabastecimento em Sochi. Cerca de 2 minutos depois, o avião sumiu dos radares ao fazer uma manobra sobre águas russas.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que ainda é cedo para determinar as causas do acidente. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressou condolências aos que perderam familiares e ordenou que o primeiro ministro, Dmitry Medvedev, monte e lidere uma comissão para investigar a queda. Em pronuciamento na TV, Putin declarou luto nacional nesta segunda-feira.
O modelo do avião que caiu é um Tu-154, construído em 1983. Segundo Konashenkov, o último voo da aeronave havia sido em setembro, e ela passou por reparos em dezembro de 2014. O piloto era experiente.

Equipe de emergência da Rússia transporta restos do avião militar russo que caiu no Mar Negro na noite deste domingo (Foto: REUTERS/Yevgeny Reutov )
"Fragmentos do Tu-154 do Ministério da Defesa russo foram encontrados a 1,5 km da costa do mar Negro a uma profundidade de 50 a 70 metros", informou o Ministério da Defesa, segundo a rede britânica BBC.
— As operações de buscas continuam — afirmou Konashenkov, informando que uma missão militar já foi enviada para Sochi. — Quatro navios, cinco helicópteros e um drone estão trabalhando na área.

O presidente do Comitê de Defesa e Segurança do Conselho da Federação, Viktor Ozerov, afirmou à agência de notícias Sputnik que o acidente deve ter sido provocado por problemas técnicos ou erro humano, mas descartou uma ação terrorista.
— Eu descarto a versão de ataque terrorista completamente. É o avião do Ministério da Defesa, sobre o espaço aéreo da Federação Russa, não pode existir essa versão — disse Ozerov. — O avião deveria fazer uma curva em "U" após decolar sobre o mar, talvez tenha tomado a direção errada.

Nenhum comentário