Buena, São Francisco- a impotência de uma comunidade diante da morte


“Na corrida pela vida, a morte chegou primeiro que o socorro. A morte chegou na frente da ambulância”. 

Ambulância doada pela INB 

Nesta quarta-feira(20) a localidade de Buena, litoral de São Francisco de Itabapoana, viveu momentos de angustia testemunhando a morte de um homem de bem, por falta de uma ambulância para emergência. Senhor Ferreira, 58 anos, assim era conhecido um comerciante popular que levava a sua vida tranquilamente em seu pequeno comércio na localidade.

Na quarta-feira, por volta das 14 horas, senhor Ferreira passou mal, caiu no chão e agonizando aguardou por mais de 40 minutos o socorro de uma ambulância que nunca chegava. 40 minutos que mais pareciam uma eternidade para parentes, amigos e vizinhos que assistiam o desespero daquele homem ao chão, clamando pela vida. Dezenas de ligações para o resgate, gritos de socorro, correria em busca de ajuda.  Na corrida pela vida, a morte chegou primeiro que o socorro. A morte chegou na frente da ambulância.

Um prestativo morador, percebendo que o socorro não chegava tentou socorrer o paciente, mas já não restava mais um sopro de vida naquele homem, que segundo alguns relatos ao blog era uma pessoa do bem, honesta e que só queria viver dignamente.
Representante da INB faz a entrega das chaves do veiculo
ao prefeito à época -Fato ocorrido em 09 de abril de 2015

No pensamento cristão, há quem diga que:  “A hora dele chegou” ou que “ a vida é assim mesmo” ou ainda que “isso é coisa do destino”,  mas o mínimo que deve ser permitido ao ser humano é a oportunidade da vida, a oportunidade de ser socorrido, a oportunidade de lutar para manter o bem mais precioso, e essa oportunidade foi arrancada por uma má gestão da saúde em São Francisco de Itabapoana. De quem é a culpa? Quem é o responsável pela falta de ambulância na comunidade? O que o povo está pensando sobre tudo isso?.  

O ZAP DA REDAÇÃO DO BLOG(22)99949-3624 ficou movimentado nas ultimas horas, com pessoas enviando comentários sobre o caso. Publicações no facebook mostram a indignação de moradores da região por falta de ambulância; ligações telefônicas para a redação foram inúmeras e com relatos diversos. “ Isso é uma loucura, não podemos aceitar isso. Estão acabando com o nosso município. Eu votei, acreditei e hoje vejo que votei errado, tá pior do que estava.  Não podemos admitir uma pessoa esperar por mais de 40 minutos por uma ambulância que nunca vem, não podemos ficar calados. Já tentem falar em outros veículos de comunicação e eles não deixam, cortam a gente, não deixa a gente reivindicar, tiram a gente do ar, calam a nossa voz”, desabafa por telefone, em uma longa ligação, a servidora pública Mariete Cunha Manhães Souza, moradora da comunidade.

Ela disse que em Buena existia uma ambulância, mas foi retirada de lá e nunca mais voltou. “Era uma ambulância zero quilometro doada pela INB, cadê essa ambulância?”,  questiona a moradora. A  Industria Nucleares do Brasil (INB) é empresa que tem um centro de extração de minério na região.

Relatos do Face 
Em outra ligação um morador, que terá a sua identidade preservada, afirmou que  a ambulância foi retirada no primeiro dia de gestão da atual prefeita. “Quando Francimara assumiu a ambulância estava aqui e falaram que a região não precisava de uma ambulância daquele porte. Tiraram daqui, levaram embora e hoje essa ambulância está com o motor batido, jogada no canto”, denuncia o morador. Ele disse ainda que essa ambulância atendia a toda a região, e citou algumas comunidades que estão sem este atendimento. “Não é só Buena, a região está sem cocorro. Barrinha, Santa Terrinha, Coréia, Amontado e amontado de fora, Divinéia, Brejo Grande, Tatagiba, Canto do Junco e Guriri, nenhuma tem ambulância”, lamenta o leitor do blog.

Navegando nas redes sociais, não foi difícil encontrar relatos sobre o caso. Veja alguns relatos:
“Meu Deus, que Deus conforte os corações de todos familiares e amigos, muito triste ao vê o descaso que esta em nosso município”relata uma jovem. 

Em outro comentário, uma internauta relata também sobre o ocorrido. “A coisa ta feia mesmo meu padrasto passou mal um dia desses e tambem foi socorrido por um vizinho pois ele nao tinha condiçoes de dirigir, minha mae ligou pra Ambulancia do posto de saude de sao francisco era umas 10h da manha ,a moça q atendeu disse pra ela q nao tinha combustivel, ai depois de muito minha mae insistir a atendente disse q ia tentar falar com o motorista da Ambulancia, eles chegaram na casa da minha mae umas 15h ,meu padrasto ja havia sido socorrido ,ainda bem pq se dependesse dessa saude ai, ele estaria fazendo quase um mês de morto”, lamenta .

“Eu não me conformo com isso. Não é possível que esse povo da situação tenha a cara de pau de ir p rádio falar que São Francisco está as 1000 maravilhas...Precisamos nos unir e ir para o MP. Eu tenho vergonha em dizer que um dia acreditei que seria diferente com vc, Prefeita”. Lamenta outro internauta

Vídeos e dezenas de publicações estão sendo veiculadas  nas redes sociais, de moradores de toda a região que estão sem atendimento com ambulância. “Hoje a comunidade de Buena chora, enlutada... hoje nós sentimos a dor da perda misturado com revolta que muitas famílias estão sentindo... até  onde nós vamos parar?”, questiona em vídeo um vizinho da vítima.

Jovem lamenta a morte por falta de socorro
Pesquisando arquivos de informações sobre a INB, descobrimos que a amulãncia foi doada ao município no dia 09 de abril de 2015, ocasião em que o Prefeito era Pedrinho Cherene. O veiculo foi retirado da localidade em janeiro de 2017 pela gestão da atual Prefeita, Francimara Barbosa Lemos.   

Como sempre fazemos neste tipo de abordagem, reservamos ao Secretário de Saúde e a Prefeita o direito ao contraditório, o espaço para que possam das explicações sobre o ocorrido.


2 comentários

Anônimo disse...

infelizmente o município está abandonado, eu votei nesta senhora e estou complementação arrependido e me sentido culpado por ter dado a ela um voto de confiança e em resposta uma decepção imensa em todos os aspectos. basta ver direcionar maquinas e todo apetrechos para gargaú visando efetuar tapa buracos, trocar lampadas e aferir pressão da população, isso demonstra tal incompetência em administrar um município e está fazendo isto por causa da eleição neste ano, por que não fizeram de decorrer dos anos.
a família ensejamos nossos pêsames e pedindo a Deus conforto nos corações de seus familiares.

Anônimo disse...

O povo não estar tendo devido um monte de ambulância e até o resgate municipal por estar sem carro estar saindo do município para transportar paciente em Itaperuna e outras cidades no estado até no Rio de Janeiro.Ae ficamos sem até o resgate que presta serviços ao município